Alguns dias no deserto

Foi de longe a melhor viagem da minha vida, entao, sem enrolacao, vou dar todas as dicas que posso para que voce aproveite esse lugar lindo chamado: Deserto do Atacama.

O Deserto do Atacama fica no Chile, em uma cidadezinha chamada San Pedro de Atacama, ao norte do país. Nao é possível chegar a cidade de aviao. Os voos chegam até Calama, a cidade mais próxima e de lá, é preciso pegar um transporte até San Pedro, uma viagem que dura aproximadamente 1h30 de carro, ou seja: 2 horas de aviao saindo de Santiago até Calama + 1 hora de carro até San Pedro de Atacama.

Como Calama também é pequena e recebe muitos turistas, nao confie que haverá um táxi disponível quando voce chegar. Aconselho que, antecipadamente, voce feche um pacote com uma agencia de turismo (na cidade tem muitas agencias de turismo para você escolher. Nao recomendo a Desert Turismo. Tem excelentes preços, mas péssimo atendimento. Sao muito desorganizados. Perdemos o primeiro dia do passeio por desorganizaçao deles e nos outros dias, chegaram sempre atrasados :/. É o típico exemplo de que o barato sai caro); incluindo os passeios e os transportes até o aeroporto, ida e volta; assim voce nao perde tempo e sai mais barato ou se preferir, alugue um carro no aeroporto mas o lema é: Programe-se! Nao é cidade grande.

A cidade conta com opcoes de estadia para todos os bolsos: desde hotéis de luxo, medianos, hostels, casas e cabanas. Eu recomendó o Hotel Iorana Tolache, onde ficamos. Nao é caro e o atendimento é muito bom! Nao está no centro da cidade, o que pode nao ser a melhor opcao se voce quer aproveitar ao máximo a noite de San Pedro mas para quem quer algo mais tranquilo, fica a dica.

Para conhecer bem os principais pontos turísticos do deserto sao necessários de 4 há 5 dias. Mais que isso talvez comece a ficar entediante e menos que isso nao se aproveita bem. A distacia aos lugares visitados sao relativamente curtas. A maioria dos passeios estao a menos de 40km do centro da cidade. Os principais pontos sao: Valle de La Luna/Valle de la Muerte, Tocanao e Salar de Atacama, Geyser del Tatio, Termas de Puritama e Lagunas Altiplanicas. E já que o céu nesse lugar é azul e limpo o ano todo, super recomendo o tour astronómico “Space”. Aproveite para ler os posts de cada um desses lugares onde eu comento os custos e posto as fotos para você ter uma ideia do quanto vale a pena.

Fernanda La Salye

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s