Doble 11 de Septiembre

 

Ataque as Torres Gemeas, EUA

A destruição das Torres Gemeas nos Estados Unidos nos atentados da Al-Qaeda há 10 anos, marcaram o início de um novo ciclo com o qual o mundo ficou mais inseguro e o terrorismo ganhou um alento e protagonismo que já não se conhecia desde os anos setenta no Oriente Médio e a cada aniversario desta tragedia é que como se o mundo revivesse a sensacao de que, ao se fazer uma análise geral da vida, só encontramos incertezas.

Assim como todos os países, o Chile também se comoveu e nao tem dúvidas de que este evento figura entre os mais chocantes do mundo, mas curiosamente, ele só reforca aos chilenos que 11 de setembro nao é uma boa data.

Isso porque há 38 anos atrás e no mesmo dia, um golpe de Estado realizado pelas classes dominantes chilenas derrubou o governo da Unidade Popular, presidido por Salvador Allende.

Bombardeio ao Palácio La Moneda - Chile

A ponta de lança do golpe foram as Forças Armadas sob a direção do general Pinochet, que teve o apoio do imperialismo do governo dos EUA e foi articulado e financiado pela CIA e pelas transnacionais norte-americanas. Também contou com o apoio dos governos ditatoriais latino-americanos, inclusive do Brasil, associados com o imperialismo norte-americano na “Operação Condor”.

A pesar das mudanças significaticas que isso trouxe a economía do país, nao se pode negar que a policía militar do Estado chileno realizou um dos maiores banhos de sangue contra um povo nas últimas décadas na América Latina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s