Chile – Minha primeira visita – Parte I

Era uma sexta-feira comum, de muito trabalho e sem muitas expectativas para o final de semana, até que um e-mail do Narciso às 17h50 me surpreende: “Vida, você consegue chegar às 20 horas no aeroporto de Guarulhos? Estou comprando sua passagem para o Chile.”

Ele sempre me surpreende, eu nao deveria nem ter me assustado, mas é que eu trabalhava em Pinheiros, morava na Móoca (onde supostamente teria uma mala ainda por fazer) e de lá, ir para Guarulhos; trajeto que mesmo planejando-se antecipadamente, é preciso torcer muito para dar tudo certo, ainda mais em uma sexta-feira em Sao Paulo.

Mas quem sente saudades nao pensa, age rápido. Nem respondi ao email dele, mandei um SMS do caminho, do carro de uma amiga do trabalho que me deu carona. O trânsito era impossível, entao, coloquei todo mundo para me ajudar nessa loucura. A carona que minha amiga me deu, seguiu por um caminho engarrafado, entao desci e  e peguei um táxi direto para o aeroporto. Do táxi, liguei para minha irma e pedi que ela fizesse a minha mala, que em meia hora meu sogro buscaria e me entregaria em Guarulhos. Foi a primeira vez que viajei sem saber o que tinha na mala. Minha irma foi muito legal, só esqueceu que a ideia era passear bastante, entao, um tênis ao invés de 5 saltos altos, me ajudariam bastante…hehe.

Infelizmente, por 10 minutos de atraso perdi o voo. Podem imaginar a minha frustraçao, né? Mas durou pouco. O namorado conseguiu transferir o voo para a madrugada e aí sim, deu tudo certo. Até um banho antes da viagem eu consegui tomar. SHOW!

Dormi antes mesmo que o aviao decolasse e acordei simplesmente na Cordilheira dos Andes: Fantástica!!! E a foto pode dizer melhor que eu.

Cordilheira dos Andes - Chile

Quando aterrisei, minhas vontades eram: matar a saudade do namorado e conhecer esse país que já me parecia encantador.

No dia seguinte, fazia 34ºC em Santiago e aproveitamos para passear. O clima foi a primeira coisa que me chamou a atençao. Apesar de ter temperaturas equivalentes às do Nordeste brasileiro no verao, nao é a mesma coisa. No Chile, o clima além de quente, é seco, o que aumenta a sensaçao de calor e por isso as pessoas sao mais conscientes, fazendo bom uso do filtro solar.

Dos pontos turísticos da cidade, escolhemos começar pelo Cerro Santa Lucia, um dos principais parques de Santiago.

Em direçao ao Mirante - Cerro Santa Lucia

Foi aos seus pés que o conquistador Pedro de Valdívia fundou a cidade de Santiago, em 1541 e que posteriormente virou uma fortaleza das tropas reais do rei da Espanha. Há alguns canhoes espalhados por lá e ainda hoje, às 12 horas, uma salva é disparada de um deles. Ele tem 70 metros de altura e 65,3 mil metros quadrados de bosques, praças, caminhos, prédios e esculturas. A subida é cansativa, mas compensa: de lá de cima se pode ter uma visao completa de Santiago e dos Andes.

Nós e a vista do Mirante

Depois dessa caminhada toda, óbviamente deu fome, entao corremos para o Mercado Municipal de Santiago. Inaugurado em 1872, foi inicialmente destinado à exposição de artistas nacionais, e depois transformado em mercado, onde pode-se encontrar produtos típicos do Chile e um restaurante especializado em frutos do mar.

Mercado Municipal

Por recomendaçao de amigos chilenos, resolvemos experimentar um prato típico: De entrada, Ceviche e prato principal, “Congrio a lo pobre”, delicioso peixe branco grelhado, com fritas e ovos. Bem calórico, como nós brasileiros também gostamos. E nao poderia deixar de mencionar o gostosíssimo suco de framboesa!

Almoçando

E uma vez satisfeitos, era hora de seguir passeando, mas fica para outro post, assim nao canso tanto vocês…rs.

Deixe um comentário

