Pacto com Deus

Há alguns meses conversei com minha amiga Eliana de Castro sobre isso e ela publicou em seu blog, com a intenção de que mais pessoas entendessem o assunto. O resultado foi surpreendente!
Por isso, estou publicando essa conversa aqui também.
Realmente, quem escreve não imagina o alcance de suas palavras…

Eliana de Castro diz:
Fê, amor. Quando puder, pode me explicar o significado de um pacto com Deus. Como se faz? Por que se faz? O que se deve levar em conta e não se levar em conta? Qual a importância? Eu acordei com umas idéias…

Fernanda diz:
O Pacto nasceu de uma necessidade de Deus em selar algo com o ser humano. Foi Deus quem originou isso. Quando Ele quis uma grande nação, selou um pacto com Abraão. Quando quis assegurar a humanidade de que o mundo jamais acabaria em água, prometeu isso a Noé. Ao longo dos anos, o homem percebeu que o fato de Deus estabelecer um pacto, uma ligação de confiança e extremo compromisso com o homem, fez com que a humanidade mudasse a sua percepção de um Deus de juízo, mas passaram realmente a crer num Deus que realmente tem algo mais para quem se relaciona DE VERDADE com Ele. O pacto nada mais é do que um relacionamento fora do comum com Deus, onde você vive para um objetivo que traçou com Ele e Ele cumpre o que prometeu. Em nada se assemelha ao sistema de promessas da igreja católica, onde se eu fizer, Ele vai me dar. Não! O pacto significa que a despeito do que sou e faço, quero MESMO que Ele interfira em TUDO na minha vida e me faça aceitar o que Ele quer pra mim, porque eu nao vou querer mais fazer o que Ele nao quer. E aí entra uma coisa muito séria, que só o peso do pacto com Deus tem: cuidado com aquilo que se pede ou se compromete com Deus, porque Ele pode cumprir e você tem que estar preparado para receber, quer seja bom ou ruim, porque nas 2 circunstâncias, a falta do preparo espiritual não o faz viver de verdade o momento da benção e isso causa extrema frustração. Não sei se me fiz entender…

Eliana de Castro diz:
Sim! Puxa, que lindo! Arrepiei.

Fernanda diz:
É demais msm! Exemplo claro: Eu sou o resultado do pacto da minha mãe com Deus.

Eliana de Castro diz:
Então, não tem muito a ver isso: você me dá uma casa e eu distribuo 10 mil kilos por mes de alimentos aos pobres, por exemplo.

Fernanda diz:
Não tem não. Minha mãe tem isso no coração até hoje: “Uma família estruturada, faz uma igreja salvadora”. Cresci ouvindo isso. Quando ela engravidou de mim, já estava em uma idade perigosa para isso. E eu corri muitos riscos de vida, tanto é que nasci com o cordão umbilical no pescoço e resultou na epilepsia. Mas ao invés de orar para que Deus me protegesse de qualquer coisa, até da morte, ela fez um pacto com Ele. Que se cumprisse em mim a vontade de Deus para a sua igreja, quer fosse naquela época ou no curso de minha vida e que ela fosse capaz de aceitar isso. Eu tenho inúmeros problemas na vida, espirituais mesmo, que não são conflitos meus, mas originados dessa instatisfação do inimigo nesse pacto, mas é curioso ver, perceber e sentir que muitas coisas se cumprem na vida das pessoas, por minha causa, e porque um dia minha mãe orou por isso. A vida dela foi dignificada. Ela tem marcas nos joelhos de tanto orar e através do pacto dela, eu sou melhor com Deus. O pacto é a forma como vc diz a Deus que o ama e se preocupa com o q Ele pensa, entende? O ser humano faz o inverso: “eu quero isso Deus, me dá?!” O pacto permite q você realize um sonho de Deus! Isso não tem explicação!!!!

Eliana de Castro diz:
Nossa, estou me emocionando. Lindo.”O pacto é a forma como vc diz a Deus que o ama e se preocupa com o q Ele pensa, entende?”

Fernanda diz:
Verdade. Ninguém se peocupa com o que Ele pensa. O “cara” vem aqui, deixa tudo, morre por nós, deixa um legado e só ouve pedidos, requerimentos de favores. Ninguém entrega a vida por Ele e talvez por isso mesmo Ele tenha feito o sacrifício. Nosso relacionamento com ele não é uma via de mão dupla. Incrível… cada vez mais eu vejo que temos a mania de “vender” o status e não o “produto” Jesus. O produto seria tão melhor ao consumidor… na maneira bruta mesmo: sem embalagem sofisticada, sem assessoria, Ele….exatamente como é. Porque passamos uma vida na igreja e não sabemos viver para Ele. Temos medo de quem menos deveríamos ter.

Eliana de Castro diz:
É. Isso é muito certo. Eu tenho pensado tanto nissso. Pensado no amor incondicional, sabe? O nosso meio só vive para separar quando não é isso. A maior parte das pessoas querem igualar as pessoas (medindo por elas mesmas, o que é horrível). Mas isso nada mais é que uma tentativa de viver do seu próprio jeito, porque confiar no diferente, em alguém que você não conhece ou sobre quem não tem controle, é demais. Exige demais. E eu tenho pensado muito, muito, e isso tem fritado minha mente. Será que Deus deseja que eu mude minha forma de olhar o outro? Será que está errado não olhar o outro como uma extensão de mim? Aí entrou aquele livro, sobre a graça, que me deu respostas absurdas em tempo. Na hora exata. E eu entendi tanta coisa. Ou melhor, eu reafirmei o que está aqui dentro. E sobre o pacto, agora, porque eu acordei pensando no que posso fazer para não mais, nunca mais, nem sequer por um segundo, me sentir abalada quando alguém duvidar do “meu” método de amar. Eu pensei que só um pacto será capaz de me fortalecer de um jeito que não sentirei dúvida. Quando alguém achar que dou demais, que estou acreditando demais. Não! Foi só o que Ele fez. Acreditar. E eu percebo isso. Só que, agora, na prática, não sei muito o que fazer sobre esse pacto. Queria saber como começar, c0mo estabelecer. Onde eu assino?, sabe?

Fernanda diz:
Sei. Olha só: o pacto nos faz aprender várias coisas e separar bem os conceitos. Orar = conversar com um amigo o dia todo, sobre tudo!!! Pacto = clamar com renúncia profunda aquele Deus que é só seu, do seu jeito, para sua necessidade.

Eliana de Castro diz:
Entendi.
Anúncios

Um comentário sobre “Pacto com Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s